quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Evolução Histórica do SIE

O surgimento do SIE é uma resposta para preocupações decorrentes da pouca utilização da informática por executivos e pouco interesse em se habituarem a ela. Tem-se como objetivo maior, na primeira fase do SIE, proporcionar aos dirigentes das organizações a identificação dos problemas e oportunidades o mais cedo possível. As funções utilizadas continuam a fazer parte dos sistemas desenvolvidos atualmente: relatórios de exceção e de evolução de indicadora-chave, técnicas de drill down e integração com correio eletrônico. A segunda fase surgiu no fim da década de 1980, com a introdução do ESS – Executive Support System, no qual foram incorporadas funções de comunicação, automação de escritório e análise às tradicionais funções de monitoramento e controle. A terceira fase emergiu na década de 1990, com a difusão dos microcomputadores e as redes locais. Há que se ressaltar a preocupação em acessar as informações internas e externas da organização rapidamente, em qualquer lugar. A tendência da próxima fase do SIE, direcionandoo para todos dentro da organização, faz com que o limite que existe entre o SIE e o SAD (Sistema de Apoio à Decisão) seja cada vez mais estreito. A Figura 1 mostra a hierarquia entre os diferentes tipos de sistemas de informações abordados neste estudo.


Na base da pirâmide estão concentrados os sistemas de automação (SA). Este tipo de sistema não foi abordado neste trabalho e refere-se aos sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório.
No segundo nível estão os sistemas de processamento de transações (SPT). Este gênero de sistema de informação refere-se aos sistemas computacionais como o de faturamento, folha de pagamento, contas a receber e a pagar, contábil e tesouraria.
O terceiro estágio compreende os sistemas gerenciais e divide-se em dois módulos: o SAD e o
SIG. O sistema de apoio à decisão (SAD).
O SIE foi concebido, para servir como uma eterna mira, tendo como alvo a missão, objetivos e metas da organização, utilizando-se dos indicadores de desempenho para sua avaliação e realinhamento. A ênfase dos sistemas de informação executiva recai no entendimento de questões, tais como o que se quer atingir com o negócio, como se espera atingir tais objetivos e como medir seu progresso.Por outro lado, a tendência do estreitamento dos limites que separam o SIE do SAD, é uma conseqüência, tendo em vista o alargamento do escopo do SIE como ferramenta de auxílio à tomada de decisão. Isto faz com que as fronteiras não sejam claramente definidas. Sendo assim o SIE e o SAD integram o que denomina de sistemas de suporte à decisão (SSD). Neste sentido, entende que o SIE pode ser utilizado além dos altos executivos e do presidente da companhia, também por funcionários dos níveis mais baixos da estrutura organizacional, compartilhando informações provenientes dos mesmos bancos de dados e redes de comunicação.
Na evolução ocorrida, através do tempo, com o SIE, é possível mapear uma série de características que vêm marcar este modelo de sistema de informação. Essas peculiaridades encontradas são entendidas como essenciais, e outras são incorporadas graças ao avanço tecnológico e às mudanças que advêm da administração dos negócios, aos quais os SIE’s precisam se adaptar.

o Os SIE destinam-se a atender às necessidades de informação dos executivos;

o Possuem apresentação de dados através de recursos gráficos de alta qualidade;

o Recuperam informações de forma rápida para a tomada de decisão;

o Oferecem facilidade de uso, intuitivo, sem necessidade de treinamento específico em informática;

o São desenvolvidos de modo a se enquadrarem na cultura da empresa e no estilo de tomada de decisão de cada executivo;

o Filtram, resumem, acompanham e controlam dados ligados aos indicadores de desempenho dos fatores críticos de sucesso;

o Utilizam informações do ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores, indústrias, governo, tendências de mercado);
Proporcionam acesso a informações detalhadas subjacentes às telas de sumarização organizadas numa estrutura top-down.

3 comentários:

  1. Seria interessante adicionar os benefícios de um EIS. Eu encontrei um site que pode ajudar: http://www.difnet.com.br/eis_01.html

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  2. É suscinto dizer que possuem recursos gráficos para que
    informações possam ser apresentadas
    graficamente de várias formas.

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  3. Os comentários acima, ao meu ver, não têm muito o que acrescentar.

    A respeito dos benefícios encontrados nesse site, alguns já foram encontrados no post acima, mas escritos de uma maneira um pouco diferente, como por exemplo:

    * Apresentar informações de forma rápida, consistente e em tempo hábil;

    * Facilidade de uso através de telas de acesso intuitivo evitando a necessidade de grande conhecimento técnico em informática;

    * Ajuste perfeito à cultura e características da empresa, bem como ao estilo de seu processo decisório;

    * Filtrar, sintetizar e acompanhar dados ligados a esses fatores críticos de sucesso;

    * Utilizar dados do macroambiente empresarial (concorrentes, clientes, indústria, mercados, governo, etc) contidos em fontes do tipo bancos de dados da empresa, relatórios, índices e taxas do mercado financeiro, institutos de pesquisa, dentre outros.

    E a respeito dos gráficos também já foi falado acima:

    "Possuem apresentação de dados através de recursos gráficos de alta qualidade"

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