quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O SIE como parte integrante do Planejamento Estratégico da Empresa

Para a implantação de um SIE é necessário que o seu planejamento esteja alinhado com o planejamento estratégico da organização. A implementação de um sistema de informação deve estar de acordo com a estratégia de uso da tecnologia de informação da organização, que, por sua vez, deve ser coerente com a sua estratégia de negócios.

· Exemplos de empresas que deram certo e errado com o uso de SIE

“Na empresa gaúcha de calçados Beira Rio, 90% das decisões são tomadas com base em informações de business intelligence. Uma solução de outra empresa gaúcha, a Sadig, foi instalada há três anos. Com o serviço é possível fazer simulações para saber o quanto comprar de matéria-prima. Além disso, consegue-se simular resultados com diferentes preços de venda e de compra e diferentes quantidades. ‘Quando alguma decisão é tomada, conseguimos visualizar mais rapidamente se ela foi acertada ou não. Identificamos problemas com mais velocidade para mudar nossa estratégia se for necessário’, diz o diretor administrativo e financeiro da Beira Rio, Cláudio Luis Maines“ (BALIEIRO, 2000, p. 94).
“A falta de planejamento antes de iniciar a instalação de uma ferramenta de EIS muitas vezes chega a causar grandes prejuízos dentro de algumas empresas. A Philip Morris é um exemplo. Há alguns anos foi feito um investimento de 2 milhões de dólares na implantação de um sistema de organização das informações. A implantação levou cerca de dois anos, mas não teve um final feliz. Os dados que o sistema oferecia estavam bem aquém do que a empresa precisava e esperava. Procurada para comentar o caso, a empresa alega que os responsáveis não fazem mais parte do quadro de funcionários” (BALIEIRO, 2000, p. 94).

7 comentários:

  1. Alguns problemas ocorrem quando as funções são limitadas e podem não necessariamente gerar cálculos complexos, e serem justificadas por implementação. A gerência não poderá saber qual o volume de dados que estará sendo gerado, e o sistema ficará demasiadamente lento.

    ResponderExcluir
  2. Os SIE atualmente podem ser instalados em um computador empresarial ou em uma área de trabalho pessoal. As vantagens podem ser descritas como sua fácil utilização por parte dos usuários, o fornecimento de informação oportuna a tomada de decisões.

    ResponderExcluir
  3. O objetivo da empresa ao implementar esses sistemas é: manter o executivo a par da situação da empresa auxiliando a tomada de decisões e fornecer informações prontamente
    acessíveis de forma interativa.

    ResponderExcluir
  4. EIS oferece fortes recursos para geração de relatórios e capacidades de "data-drilling". Em geral, os EIS ajudam a alta gerência da organização a analisar, comparar e identificar tendências nas mais diversas variáveis, assim identificando problemas e oportunidades.

    ResponderExcluir
  5. Na prática, uma ferramenta de EIS pode incluir informações ou facilidades do tipo:
    · informações sobre a produção industrial;
    · dados de movimentação de estoque;
    · informações resumidas sobre custo de mão-de-obra;
    · gerenciamento do lançamento de novos produtos no mercado (direcionamento de
    propaganda, apoio à pesquisa de mercado, perfil de clientes);
    · acompanhamento do mercado financeiro, acionário e de commodities;
    · correio eletrônico;
    · rotatividade e desempenho de recursos humanos (faltas, horas-extra, produtividade, etc).

    ResponderExcluir
  6. Um SIE também pode ser usado por indivíduos localizados em estratos mais baixos da estrutura organizacional.
    Quais são as perpectivas do SIE?

    ResponderExcluir
  7. Em sua maioria, os comentários foram informações adicionais que algumas vezes faltavam no blog. Não tendo muitas dúvidas e sim, afirmações.

    Alguns comentários foram repetidos e outros já se encontravam no texto do blog.

    Sendo assim, sem muito o que comentar.

    Respondendo a pergunta feita acima, sobre as perspectivas do SIE:

    * Feitos sob medida para cada executivo;
    *Fáceis de usar;
    (Já descrito no tópico "A evolução histórica do SIE")
    *Capazes de fornecer informações detalhadas;
    *Dão suporte para o uso de dados externos;
    *Podem oferecer auxílio em situações em que o grau de incerteza é alto;
    *Voltados para o futuro;
    *Conectados a processis de negócios de valor agregado.

    ResponderExcluir